Pais e Educadores

Confira artigos sobre o universo e prática da matemática.

Pais e Educadores

Aprender Brincando!

Equipe Caderno Mágico

A matemática é um dos pilares fundamentais do conhecimento acadêmico, e por isso, é de extrema importância a aprendizagem dos conceitos básicos de forma sólida e consistente nos primeiros anos de escolaridade, nomeadamente nos anos do Ensino Fundamental I, desde o Pré-Infantil até ao Quinto Ano.

Praticar bastante a matemática nos primeiros anos escolares, conduz a criança a uma interiorização dos conceitos coerente e sólida, e não fragmentada, e uma aprendizagem profunda, e não superficial.

O Caderno Mágico é uma ferramenta inovadora e estimulante, que interage com a criança, resultando numa aprendizagem gradual e consistente de matemática e mantendo um elevado nível de motivação ao longo de todo o processo.

Os alunos do Caderno Mágico são crianças motivadas e envolvidas em tarefas e exercícios de matemática, que gostam de desafios e de atingir os objetivos propostos e que aprendem os conceitos intuitivamente.

Na matemática, a prática de exercícios é tão importante como o próprio conteúdo, ou seja, o "como fazer" (prática) tem lugar de destaque ao lado de “o que fazer” (conteúdo). As capacidades associadas ao “como fazer” vão além de procedimentos, se estendendo ao desenvolvimento de pensamento lógico, crítico e dinâmico da criança. A prática leva à perfeição.

Várias competências importantes são desenvolvidas com a prática de exercícios de matemática:

  • Interpretação de problemas
  • Segurança e rapidez de raciocínio
  • Atitude perseverante na resolução de problemas
  • Raciocínio abstrato e quantitativo
  • Raciocínio crítico e construtivo
  • Construção de modelos matemáticos
  • Expressão de pensamento com precisão
  • Compreensão de sequências de conceitos
  • Base sólida para aquisição futura de conceitos mais complexos

O Caderno Mágico oferece exercícios formatados de acordo com o conteúdo programático do currículo brasileiro de matemática e é uma ferramenta inovadora que escolas, professores, e educadores em geral, utilizam para complementar o ensino de matemática, com exercícios em sala de aula ou como lição de casa. Assim, os educadores procuram motivar a sua classe e também obter um maior retorno sobre as atividades realizadas em casa pelos seus alunos. O Caderno Mágico oferece relatórios sobre a sua utilização pelos alunos, contendo informações úteis como exercícios realizados, tempo, sucesso e falhas de cada aluno.

A matemática ensina lógica e ordem. A disciplina do raciocínio matemático, que as crianças desenvolvem através da prática regular, facilita a aprendizagem de outros conceitos e matérias e se reflete no desenvolvimento de suas capacidades e tarefas do cotidiano. Estas competências são uma base sólida para o sucesso do seu futuro acadêmico e profissional.

A matemática também desenvolve capacidades de pensamento crítico, raciocínio e coordenação de ideias, que se refletem numa maior capacidade de resolução de problemas e aprendizagem de conceitos complexos e mais elaborados.

Aprender matemática através do Caderno Mágico é uma tarefa divertida para a criança, e não é apenas motivadora, mas completamente envolvente, o que facilita uma aprendizagem sólida, positiva e construtiva.

Data inválida